34º Festival Kodomo no Sono

Materiais para divulgação e press-release

Muito obrigado por fazer que o 34º Festival Kodomo no Sono alcance um número maior de pessoas.

Para mais informações entre em contato: eventos@kodomonosono.org.br

O tradicional Festival anual da “Kodomô” – nome pelo qual é carinhosamente conhecida a Associação Pró-Excepcionais Kodomo No Sono – é um evento aberto ao público e muito prestigiado por famílias em busca de uma opção de atividade ao ar livre recheada de atrativos da cultura japonesa.

Além das diversas opções gastronômicas, onde se destacam as especialidades culinárias típicas como o udon, temaki, guiozá, tempurá e moti (bolinho da sorte de arroz), o evento é consagrado pelas atrações artísticas como o taikô (tambor japonês) e odori (dança típica), além da presença de artistas renomados na colônia nipo-brasileira.

Mas o Festival não é feito somente de atrações orientais, há pastel, churrasco, pernil e a requisitadíssima paella! Garantindo assim, diversidade gastronômica para atender todos os gostos.

O evento conta ainda com uma área de diversão para crianças, sorteios de grandes prêmios, além de barracas com produtos feito pelos assistidos, incluindo as tradicionais cerâmicas, produzidas pelos assistidos, e venda de produtos diversos pelos bazaristas parceiros.

Inovando este ano, e, com o intuito de alcançarmos um público mais jovem, fechamos uma parceria com a Yamato Cosplay, para oferecer ao público do festival o primeiro Kô-splay, concurso de premiação de cosplayers da Kodomo no Sono! (Maiores informações abaixo)

Vale ressaltar que o Festival é organizado com a ajuda de mais de 1200 voluntários de várias associações apoiadoras e é a principal fonte de captação de recursos para manutenção da entidade que, desde 1950, dá assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais.

Esse ano sob o tema “QUE TAL JUNTOS?” a idéia é, além de ressaltar a força do coletivo, promover discussões em torno do tema: Inclusão Social. O que é? Quais os novos caminhos?

O Festival do Kodomo No Sono acontece no mês de julho, na sede da instituição em Itaquera (zona leste da Capital) e oferece transporte gratuito até o local do evento saindo da estação Itaquera.

A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono é uma entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais.

A sede está instalada em Itaquera (zona leste da Capital), onde são assistidas mais de 70 pessoas, entre homens e mulheres, na faixa etária de 25 a 74 anos.

Nossos assistidos, em seu cotidiano, recebem orientações psicológicas, pedagógicas e vivenciais, bem como acompanhamento nutricional e fonoaudiológico, além de dedicarem-se às atividades terapêuticas e produtivas.

Desde a fundação, a Kodomo-no-Sono é mantida por pessoas físicas e jurídicas por meio de contribuições mensais, por recursos auferidos em eventos beneficentes e doações esporádicas.

O carro chefe do calendário de eventos da entidade é o Festival Anual que já se encontra na 34ª edição. Além dele, a Associação Pró Excepcionais Kodomo-No-Sono ainda realiza uma série de outros eventos beneficientes durante todo o ano, tais como: Concurso Nacional de Karaokê Beneficiente, o Boi no Rolete, Temaki Fest, Chás Beneficientes e Jantares Show.

Outro ponto alto do trabalho desenvolvido por nossa associação é a produção de cerâmicas. Além de atividade terapêutica para os nossos assistidos, e de proporcionar ensino técnico aos futuros ceramistas, as cerâmicas produzidas em nossa oficina são também fonte de receita quando vendidas em bazares beneficientes ou eventos os quais a entidade participa. Também podem ser adquiridas por encomenda. Para saber um pouco mais sobre essa atividade acesse https://goo.gl/awcov5

 

TRAJETÓRIA DA ENTIDADE

A Kodomo-no-Sono foi fundada em 1958 pelo reverendo budista Ryoshin Hasegawa, que veio ao Brasil no início dos anos 50, com a missão de estabelecer o Templo Budista Nippakuji em São Paulo.

Ao entrar em contato com a comunidade nipo-brasileira, ficou preocupado com a falta de assistência aos deficientes intelectuais e mesmo de amparo e orientação aos seus respectivos familiares.

Assim, concomitantemente às atividades do Templo foi constituída a Escola Nippakuji (voltada ao ensino da língua japonesa) que abrigava o Departamento de Tratamento de Educação de Excepcionais que iniciou as atividades com 13 crianças.

Estes foram os primeiros passos da Kodomo-no-Sono (Jardim das Crianças) que, em 1959 transferiu suas atividades para Itaquera numa chácara doada por Kichisaburo Iguchi, numa área de 15.470m².

Ao longo dos anos, nesse local, além dos alojamentos, refeitórios e salas de aulas, foram construídos ao auditório e o Centro de Treinamento englobando diversas atividades produtivas, como a cerâmica e a musicoterapia, realizadas pelos assistidos.

No ano que antecede o 60º aniversário da entidade, resolvemos retomar a adoção de um tema para o nosso festival anual.

Tal abordagem traz consigo a força do coletivo e é uma homenagem a todos aqueles que, de alguma maneira, fizeram e/ou fazem a história da Kodomo no Sono. Pois foi assim, nos apoiando e realizando coletivamente, que lá se foram 59 lindos anos em prol dos deficientes intelectuais. E nossos assistidos, com sua alegria contagiante, são a prova cabal do quanto vale a pena sermos unidos.

Deriva desta indagação, ainda, a constatação pura e simples de que estar junto é sempre melhor, mais divertido e interessante.

Um segundo olhar, porém, nos remete às palavras de nosso fundador, Ryoshin Hassegawa: “Não para eles e sim, junto com eles!”

Visionário, o mote do reverendo Hassegawa já era a inclusão social, antes mesmo da disseminação atual do conceito. Assim, “QUE TAL JUNTOS? ” é também uma provocação!

Não só para nós, enquanto entidade beneficente pró-excepcionais, ou à vocês enquanto nossos apoiadores, mas à toda a sociedade civil. Pois incluir é também aceitar as diferenças, respeitá-las e cooperar mutuamente para que a capacidade de um supra a carência do outro. Carências que todos temos.

Há ainda muitas pessoas à alcançar!

Que tal um futuro juntos em olhar uns nos olhos dos outros, juntos em conviver com o diferente?

Assim, nosso tema é uma celebração à união, e, também, uma reflexão em relação aos nossos desafios face à inclusão social. Ao compartilhar nosso exercício constante com vocês, acreditamos que uma direção melhor surgirá.

E, neste sentido, não nos referimos mais apenas ao rumo da entidade, mas ao todo. Pois são as diferenças que nos fazem humanos e tão complementares.

A Associação pró-excepcionais Kodomo no Sono, em parceria com a Yamato Cosplay, vai organizar o primeiro KÔS’PLAY – o concurso de cosplayers da Kodomô.

O concurso ocorrerá dentro da programação do 34º Festival Kodomo no Sono, principal evento de arrecadação de recursos para a manutenção da entidade.

Kodomo no Sono é uma organização, sem fins lucrativos, voltada à assitência e amparo de pessoas com deficiência intelectual e necessidades especiais. Existe há 59 anos, e dá aos seus assistidos, orientações psicológicas, pedagógicas e vivenciais, bem como acompanhamento nutricional e fonoaudiológico, além de outras atividades terapêuticas e produtivas, das quais destaca-se a Oficina Cerâmica.

Yamato Cosplay é o “braço” cosplay da Yamato Cultural, detentora da marca, e realizadora do Anime Friends, considerado o maior festival de cultura pop (evento multitemático de entretenimento) da América Latina.

Yamato Cosplay ainda é responsável pelos, YCC Brazil e YCC International, maior concurso individual internacional de cosplay do mundo. Bem como, pela seletiva do WCS World Cosplay Summit 世界コスプレサミット no Brasil em 2017, o evento meca dos mais consagrados cosplayers, no Japão.

A parceria foi oficialmente lançada no Anime Friends, durante a abertura do WCS – World Cosplay Summit 世界コスプレサミット
.
NÃO GUARDE SEU COSPLAY AINDA!!!

VENHA MOSTRÁ-LO MAIS UMA VEZ; USE SEU TALENTO PARA O BEM 😉

INSCRIÇÃO PARA O CONCURSO http://bit.ly/2u6UuCq

Quando: 22/07/2017 e 23/07/2017

Horário:
Sábado das 11h às 17h
Domingo das 9h às 17h

É solicitada uma contribuição para a entidade no valor de R$ 5,00, que dá direito a concorrer ao sorteio de uma TV!

Onde: Rua Prof. Hasegawa, 1198
Itaquera | São Paulo – SP

Mais informações pelo telefone (11) 2521-6437.

Transporte gratuito saindo da estação Itaquera do metrô (van leva e traz a partir das 8h am, sábado e domingo).

Transporte saindo da Liberdade direto para o evento.

Local de partida do ônibus: Rua da Glória, 326 – Taxa de R$ 10,00 (ida e volta)

Horários dos ônibus diretos:

Sábado
Saída 9e30h e RETORNO 16e30h

DOMINGO
Saídas: 8h, 9h e 9e30h e RETORNOS: 16h e 16e30h.


Cartazes (versão on-line)


Quadrados (redes sociais)


Biblioteca de vídeos

Faça o download e compartilhe o Festival em suas redes sociais e no WhatsApp.
Para versões com melhor resolução de imagem, por favor solicitar através do e-mail eventos@kodomonosono.org.br


Página do evento no Facebook


Divulgação do Kô'splay 17 - Concurso de Cosplay da Kodomo no Sono


Logos:


Acompanhe a Kodomô nas redes sociais:

no Facebook

no Instagram

no Youtube