Home E-mail
 
   
Quinta-feira, 27 de Abril de 2017
Home
A Entidade
Eventos
Atividades
Cerâmica
Notícias
Fotos
Localização
Contato
 
 
Inscreva-se

Preencha os campos e inscreva-se para receber notícias, novidades e textos via e-mail:

 
Acesso Restrito

 
 
Eventos
 

55 anos da Kodomo-no-Sono: uma comemoração marcada pela gratidão

“Um dos nossos objetivos era de, juntamente com a comemoração do 55º aniversário, homenagear e demonstrar nossa profunda gratidão a todos os colaboradores desta entidade”, destacou José Taniguti, presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, ao comentar sobre as comemorações aos 55 anos de fundação, neste final de semana. “Acho que conseguimos atingir nosso propósito se levarmos em conta a presença maciça de nossos convidados”, acrescentou, emocionado.

Os eventos foram divididos, simbolicamente, em dois atos: primeiro, a sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo e, no domingo, a celebração budista seguida da cerimônia de confraternização.

Na Câmara Municipal de São Paulo, na noite do dia 20 de setembro, foi realizada a sessão solene de outorga da Salva de Prata à Kodomo-no-Sono por indicação do vereador Aurélio Nomura. Esta honraria, a maior do município, é concedida em reconhecimento aos valorosos trabalhos de instituições/entidades de cunho social, cultural e assistencial.

Já no domingo, dia 23 de setembro, as atividades iniciaram logo de manhã, a partir das 9h, com a celebração budista no auditório da sede da Kodomo-no-Sono, em Itaquera. Realizou-se, às 10h30, a cerimônia comemorativa e almoço de confraternização no amplo salão do Itaquera Nikkei Clube, próximo dali.

Na Câmara, a homenagem e os homenageados

Cerca de 200 pessoas, entre autoridades, convidados e colaboradores da entidade foram prestigiar a sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo.

“Câmara Municipal de São Paulo – Por intermédio do Vereador Aurélio Nomura homenagem à Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono: Pelo amor e amparo aos mais necessitados e pela belíssima missão visando a dignidade e a igualdade das pessoas nestes 55 anos de história. São Paulo, 20 de setembro de 2013”.

Na solenidade, uma Salva de Prata com essas inscrições foi entregue pelo vereador Nomura ao presidente da Kodomo-no-Sono, José Taniguti. Na ocasião, também foram concedidos diplomas de Honra ao Mérito aos colaboradores da Kodomo-no-Sono: os senhores Jiro Yamada, Nelson Nakada, Yasuo Suzuki e a cantora japonesa Mariko Nakahira, além do Rotary de Itaquera e Rotary Tokyo Shinagawa Chuo.

“São pessoas e organizações que têm colaborado com a nossa entidade incondicionalmente ao longo de todos esses anos”, destacou o presidente Taniguti, justificando que, “ao recebermos o comunicado da homenagem pela Câmara Municipal, fizemos questão de incluir também alguns nomes representativos de nossos colaboradores que, na realidade, são os verdadeiros responsáveis pela manutenção desta entidade. Seria impossível entregar um diploma para cada um dos milhares de colaboradores e fomos obrigados a escolher alguns deles”.

Na Câmara, a cerimônia foi marcada pela emoção dos homenageados, e pelo reconhecimento da dedicação da entidade nesses 55 anos e pelas palavras de incentivo para a continuidade das atividades assistenciais.

Discursaram, além do vereador Aurélio Nomura, o presidente da diretoria, José Taniguchi; o presidente da Comissão Organizadora do 55º aniversário, Luiz Massao Okamoto; o cônsul-geral do Japão do consulado Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; o governador do Rotary Club, Antonio José da Costa; o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Kihatiro Kita; o presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Yoshihari Kikuchi; além de Kouhei Honda representante da co-irmã japonesa Fuken Gakuen.

Em nome do grupo dos homenageados, foram encarregados das saudações o representante do Rotary Club Tokyo Shinagawa Chuo, Sadao Sakata, e o presidente do Rotary Club São Paulo de Itaquera, Claudio Fermino Paes.

Após a solenidade no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, os convidados foram recepcionados no térreo com um coquetel preparado pelo Bufê Tampopo.

No domingo de manhã, a celebração budista

Na manhã do domingo, dia 22 de setembro, cerca de 160 pessoas lotaram o auditório da sede da Kodomo-no-Sono, em Itaquera, para a celebração budista alusiva ao 55º aniversário de fundação da entidade.

O culto religioso foi oficiado pelo monge Hodo, Marcos Minoru Tanaka, Professor Doutor da Universidade Bukkyo do Japão, que veio especialmente para esta comemoração. O monge Pedro Inaba, do Templo Nippakuji Jodoshu de São Paulo, auxiliou-o na celebração.

Cumprido os rituais de entoação de mantras (que o público pôde acompanhar em japonês e português) e a oferenda de incenso, seguiram-se as palavras dos monges. Foi o momento em que o monge Hodo escolheu para surpreender os presentes: “tudo na vida é guiado por elos do destino”, começou sua prédica para comentar que ele é sobrinho do reverendo Nishimoto, que foi o segundo diretor da Kodomo. E, mais, foi aluno na Escola Técnica Federal onde lecionou o atual presidente José Taniguti.

Esclarecida a forte ligação com o Brasil, o monge Hodo também fez questão de relembrar a grande dedicação do fundador da Kodomo-no-Sono, reverendo Ryoshin Hasegawa, que chegou ao Brasil nos primeiros anos da década de 1950 com a missão de lançar o templo budista da Jodoshu.

Com os olhos voltados não somente para os ensinamentos religiosos, o reverendo também atuava fortemente em assistência social. Ao constatar que a comunidade nipo-brasileira, prestes a comemorar os 50 anos da chegada ao Brasil, não cuidava da educação formal dos deficientes mentais, decidiu que, além do templo, era imprescindível oferecer também abrigo a esses portadores de necessidades especiais.

O monge Pedro Inaba, em suas palavras, ressaltou que “todas as realizações marcantes dos nikkeis dos últimos tempos tiveram suas raízes lançadas graças ao desempenho dessa geração que, na década de 1950, eram grandes empreendedores”.

No domingo, cerimônia e almoço de confraternização

Terminada a celebração, seguiu-se o momento da confraternização (cujas despesas foram arcadas totalmente pela atual diretoria), realizada no salão do Itaquera Nikkei Clube, que se preparou especialmente para atender aos 400 convidados. Certamente, a longa lista de autoridades e/ou seus representantes, diretores da entidade, familiares dos assistidos e colaboradores que prestigiaram o evento, traduziu o carinho de todos com a Kodomo-no-Sono, ressaltou Luiz Okamoto, presidente da Comissão Organizadora do 55º aniversário.

Entre as autoridades, destaque para a presença do cônsul-geral adjunto Hiroaki Sano, deputado estadual Jooji Hato, ex-deputado federal William Woo, ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto, vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo Hiroyuki Minami, presidente do Itaquera Nikkei Clube Carlos Alberto Sugaya, vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo Akeo Yogui, presidente do Yassuragui Home Jun Suzaki, representante da deputada federal Keiko Ota, Roberto Sekiya; representante do deputado federal Walter Ihoshi, Keiji Kato; representante do deputado federal Junji Abe, Norio Suguimoto; representante do deputado estadual Hélio Nishimoto, Shiguero Orita; representante do vereador Aurélio Nomura, Tomio Katsuragawa; representante do vereador Gilson Barreto, Américo Kikuta; presidente da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba Mitsuo Motoyama, presidente da Associação Cultural Nikkey de Bastos Katsuhide Maki, entre outros.

Presença ainda dos homenageados na Câmara Municipal de São Paulo, os empresários Nelson Nakada e Jiro Yamada, o diretor da Kodomo-no-Sono Yasuo Suzuki e a cantora Mariko Nakahira, além dos convidados vindos especialmente do Japão: Kouhei Honda (representante da Fuken Gakuen) e Sadao Sakata e esposa (do Rotary Club Tokyo Shinagawa Chuo).

Durante a solenidade também foram lidas as mensagens do governador paulista Geraldo Alckmin e da primeira-dama Lu Alckmin, do secretário municipal de Relações Governamentais João Antonio da Silva Filho e das entidades-irmãs do Japão, Harunago Gakuen (Gunma) e Ruri Gakluen (Yamaguchi).

Na programação festiva, destaque para as belíssimas apresentações dos assistidos da Kodomo-no-Sono, primeiramente interpretando o hino da entidade acompanhados da cantora Mariko Nakahira; depois, a música “Ue wo Muite Arukou” pela turma de musicoterapia com a participação das voluntárias da ABVM, e da turma de taiko com a composição “Omatsuri Mambo”, junto com a cantora Nakahira.

Coube ao homenageado na Câmara Municipal, Yasuo Suzuki, em sua saudação, rememorar a trajetória da entidade que acompanhou, pelo menos durante 40 anos, como diretor e, por décadas, vice-presidente e coordenador do Bazar Beneficente.

Ele destacou a importância do chamamento feito pelo professor e reverendo Hassegawa, no final da década de 1950, “para que a comunidade aceitasse e aprendesse a viver com os deficientes”.

Bem como, fez questão de ressaltar a contribuição de outro personagem, Kichisaburo Iguchi, progenitor do ex-presidente Makoto Iguchi. “Para que a entidade pudesse existir, ele doou o terreno onde hoje a Kodomo-no-Sono está instalada”. Revelou ainda que, “a preocupação social do Sr. Iguchi extrapolava os limites da comunidade nipo-brasileira”, apontando que viabilizou a construção de pelo menos três escolas públicas na região de Ferraz de Vasconcelos.

Emocionado – e com incontido orgulho – Suzuki se declarou feliz por perceber que ajudou “a construir uma entidade em que os assistidos recebem todos os cuidados necessários e onde eles se sentem seguros, confortáveis e úteis”.

Aliás, um testemunho que o presidente José Taniguti completa: “a manutenção do bem estar dos nossos alunos e de toda infraestrutura envolvida, só tem sido possível graças aos nossos parceiros como patrocinadores, apoiadores, contribuintes, doadores, que proporcionam o sorriso do dia a dia dessas eternas crianças”.

Fim dos discursos e apresentações musicais, chegou a hora do corte do bolo e de cantar o “Parabéns a você” acompanhado do tradicional brinde sob a condução do ex-presidente Makoto Iguchi. E, também, a hora de saborear o irresistível “Boi e Porco no Rolete”, preparado especialmente para a comemoração, com os serviços do Bufê Yano. Além disso, entregar-se à animada confraternização e renovar a disposição de batalhar por muitos mais anos pela manutenção da Kodomo-no-Sono.

Fonte: Redação

-- Voltar --

 
Como Ajudar? Quer fazer uma doa��o para a Kodomo-No-Sono e n�o sabe como? Clique aqui e saiba como e o que voc� pode doar!
 

 
 
Copyright© 2003-2013 - Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono - Todos os direitos reservados
Escritório: Rua Galvão Bueno, 573 - 1o andar - Sala 1 - Liberdade - Tel: (11) 3208-3949
Sede: Rua Prof. Hasegawa, 1198 - Itaquera - Tel: (11) 2521-6437
kodomo@kodomonosono.org.br