Por quê “QUE TAL JUNTOS? ” ?

No ano que antecede o 60º aniversário da entidade, resolvemos retomar a adoção de um tema para o nosso festival anual.

Tal abordagem traz consigo a força do coletivo e é uma homenagem a todos aqueles que, de alguma maneira, fizeram e/ou fazem a história da Kodomo no Sono. Pois foi assim, nos apoiando e realizando coletivamente, que lá se foram 59 lindos anos em prol dos deficientes intelectuais. E nossos assistidos, com sua alegria contagiante, são a prova cabal do quanto vale à pena sermos unidos.

Deriva desta indagação, ainda, a constatação pura e simples de que estar junto é sempre melhor, mais divertido e interessante.

Um segundo olhar, porém, nos remete às palavras de nosso fundador, Ryoshin Hassegawa: “Não para eles e sim, junto com eles!”

Visionário, o mote do reverendo Hassegawa já era a inclusão social, antes mesmo da disseminação atual do conceito. Assim, “QUE TAL JUNTOS? ” é também uma provocação!

Não só para nós, enquanto entidade beneficente pró-excepcionais, ou a vocês enquanto nossos apoiadores, mas à toda a sociedade civil. Pois incluir é também aceitar as diferenças, respeitá-las e cooperar mutuamente para que a capacidade de um supra a carência do outro. Carências que todos temos.

Há ainda muitas pessoas à alcançar! 

Que tal um futuro juntos em olhar uns nos olhos dos outros, juntos em conviver com o diferente?

Assim, nosso tema é uma celebração à união, e, também, uma reflexão em relação aos nossos desafios face à inclusão social. Ao compartilhar nosso exercício constante com vocês, acreditamos que uma direção melhor surgirá. 

E, neste sentido, não nos referimos mais apenas ao rumo da entidade, mas ao todo. Pois são as diferenças que nos fazem humanos e tão complementares.


Os cartazes do 34º Festival trazem os nomes de todos os assistidos da Kodomo no Sono.