Quem somos?

A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono é uma entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais.

A sede está instalada em Itaquera (zona leste da Capital), onde são assistidas mais de 70 pessoas, entre homens e mulheres, na faixa etária de 25 a 74 anos.

Nossos assistidos, em seu cotidiano, recebem orientações psicológicas, pedagógicas e vivenciais, bem como acompanhamento nutricional e fonoaudiológico, além de dedicarem-se às atividades terapêuticas e produtivas.

Desde a fundação, a Kodomo-no-Sono é mantida por pessoas físicas e jurídicas por meio de contribuições mensais, por recursos auferidos em eventos beneficentes e doações esporádicas.


Trajetória da entidade

A Kodomo-no-Sono foi fundada em 1958 pelo reverendo budista Ryoshin Hasegawa que veio ao Brasil no início dos anos 50 com a missão de estabelecer o Templo Budista Nippakuji em São Paulo.

Ao entrar em contato com a comunidade nipo-brasileira, ficou preocupado com a falta de assistência aos deficientes intelectuais e mesmo de amparo e orientação aos seus respectivos familiares.

Assim, concomitantemente às atividades do Templo foi constituída a Escola Nippakuji (voltada ao ensino da língua japonesa) que abrigava o Departamento de Tratamento de Educação de Excepcionais que iniciou as atividades com 13 crianças.

Estes foram os primeiros passos da Kodomo-no-Sono (Jardim das Crianças) que em 1959 transferiu suas atividades para Itaquera numa chácara doada por Kichisaburo Iguchi, numa área de 15.470m².

Ao longo dos anos, nesse local, além dos alojamentos, refeitórios e salas de aulas, foram construídos ao auditório e o Centro de Treinamento englobando diversas atividades produtivas realizadas pelos assistidos.

Desde o princípio o lema do fundador foi “ Não para eles e sim, junto com eles!” – visionário, desde a fundação da entidade Ryoshin Hasegawa praticou e almejou a inclusão social antes mesmo da disseminação deste conceito. Desde então, tal é nossa luta e missão.


Assista o vídeo institucional (em português):

Assista o vídeo institucional (em japonês):


Faça parte e acompanhe as atividades da Kodomo no Sono:

No Facebook

No Instagram

Seja um voluntário