[Vídeo] Oficinas de Taiko da Kodomo no Sono

No ano de 2020 iniciamos o projeto “Oficinas de Taiko” graças ao apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio de parceiros e doadores. Nele, nossos assistidos tiveram a oportunidade de se aprofundar na arte do taiko – instrumento de percussão tradicional japonês – bem como uma turma de alunos aberta ao público.

As aulas foram ministradas por professores do grupo @ikkon_wadaiko e tiveram que ser interrompidas durante a pandemia, mas voltaram com tudo em 2022 e, como resultado deste processo, o projeto realizou dois eventos abertos ao público onde os alunos e professores apresentaram todo o conhecimento adquirido. Um momento de compartilhamento muito especial para todos.

O primeiro evento, com a turma aberta de alunos (incluindo pessoas com deficiência intelectual e outros tratamentos psico-sociais do CECCO e CAPS), aconteceu dentro das instalações do maravilhoso @pavilhao_japones no Ibirapuera no dia 28 de janeiro de 2023 e contou com uma oficina gratuita de taiko aos interessados e apresentações de artistas convidados.

O segundo evento, com a turma de assistidos da Kodomô, aconteceu on-line por medidas de segurança no dia 30 de janeiro de 2023, um espetáculo de carisma, concentração e musicalidade. A entrada presencial foi restrita aos participantes do projeto.

Acreditamos que a música contribui para a integração do deficiente intelectual e sua prática pode estimular o desenvolvimento de competências e viabilizar uma nova forma de expressão, comunicação e inclusão. Por isso, celebrarmos juntos os frutos desta parceria de solidariedade, carinho e comprometimento.

Gratidão!